29/09/2021 às 13:54 Curiosidade

O menor buraco negro descoberto

5
1min de leitura

Essa história é interessante por vários motivos. O primeiro é esse conceito meio filosófico sobre encontrar coisas importantes que estavam bem pertinho de nós, bastando apenas um olhar mais atento para achar as evidências da presença do objeto. Dentre os buracos negros que já conhecemos, esse candidato seria o segundo mais próximo da Terra — caso seja confirmado que se trata mesmo de um buraco negro, o que exigirá mais observações.


Outra curiosidade é que este buraco negro parece ter apenas três massas solares, o menor já encontrado pelos astrônomos. Na verdade, ele está bem próximo do limite mínimo exigido pela física para que uma estrela se torne um buraco negro após o fim de seu ciclo de fusão nuclear, que é mais ou menos 2,7 massas solares. Se a estrela estiver abaixo disso, é praticamente inviável que uma singularidade (o “coração” do buraco negro) seja formada.


Embora os buracos negros de três massas solares sejam possíveis, não são fáceis de encontrar. O problema não está necessariamente no tamanho deles, mas nas limitações dos métodos científicos para detectar esse tipo de objeto. Um dos métodos mais óbvios exige que o buraco negro esteja ativo, ou seja, se alimentando de matéria ao seu redor, pois esse processo resulta em emissões poderosas que variam entre rádio e raios-X. Outros métodos são menos intuitivos, como a detecção de ondas gravitacionais resultantes da colisão de um buraco negro com outro objeto massivo.

29 Set 2021

O menor buraco negro descoberto

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Curiosidade Informação Universo